Brincadique_Cuiaba1_GT_05052015 (20)

Entre os dias 5 e 7 de Maio, Cuiabá (MT) recebeu as últimas formações do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola. Foram finalizados documentos para a defesa do direito ao brincar e ainda, houve um seminário aberto, em que participaram cerca de 150 educadores e gestores convidados. As atividades aconteceram na Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS.

Participaram da mesa de abertura do seminário aberto, a Secretária Adjunta de educação do Município de Cuiabá Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a Diretoria Geral de Gestão Educacional  da Secretaria Municipal de Educação (SME) Elenir Honório de Amaral, a Diretora de Ensino da SME Vanilda Carvalho Mendes, o Coordenadora de Organização Curricular da SME Leodenil Alves Duarte, a Coordenadora Pedagógica da EMEB ” São João Bosco” Lia Carla Lopes de Oliveira, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Regina Lúcia Borges Araújo, a Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público Helena Bertolo e a coordenadora do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola Sheila Pomilho.

Desde o mês de Agosto de 2014, um grupo de gestores e educadores da Secretaria Municipal de Educação do município, participou de momentos formativos referentes à teoria e prática do brincar. No dia 5 de Maio foi realizado o último encontro de Grupo de Trabalho, onde participaram 7 gestores. Na ocasião, o grupo discutiu sobre as contribuições do projeto para as 13 unidades educativas participantes, trazendo a reflexão de que as ações contribuíram com as práticas pedagógicas com as crianças e famílias no intuito de fortalecer agentes brincantes, foram construídos documentos para a continuidade das ações do projeto.

Foram realizadas as práticas lúdicas Periquito e Caranguejinho, e ainda, construídas mandalas como representativa do encerramento desse ciclo do projeto, por meio dos fios que foram traçando o caminho. E ainda, o “paraquedas”, propondo aos participantes alçar novos voos pós finalização das formações. “Todas as atividades são pertinentes às práticas que procuramos desenvolver nas assessorias das unidades, precisamos levar as brincadeiras, discutindo e as tornando rotina com as crianças, precisamos ouvi-las para dar sentido ao que propomos no planejamento”, afirma a assessora pedagógica Maria Veridiana Silva Ribeiro.

O 5° seminário teve como temática “Linguagem escrita e matemática x práticas sociais“, e foi realizado no dia 7. Contou com a presença de 31 educadores da Educação Infantil de Cuiabá, participante desde a primeira etapa formativa. Na ocasião foi realizada formação sobre rotinas, bebês e brinquedoteca. “Olhar para dentro de mim primeiramente e entender a importância dos jogos e brincadeiras, foi o primeiro passo para fazer com que as outras pessoas acreditassem e o internalizassem”, conta a coordenadora Jani Regina da Silva, sobre a experiência pessoal com a formação do projeto.

Para finalizar, foi realizado um piquenique literário, onde houve um convite a vivenciar um momento lúdico de contação de histórias em que tiveram contato com os livros, e puderam fazer leituras e compartilhar histórias. Um novo grupo de educadores do município iniciou o processo formativo no mês de Março, esses, diferente do 1° grupo, atuam nas creches. Dessa forma, o brincar será trabalhado de forma ampliada de modo a disseminar os conceitos e práticas em todas as unidades educacionais da Primeira Infância.