IMG_5821

Entre brinquedos e brincadeiras, 35 profissionais de Ijaci (MG) receberam o 2° seminário do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar – Cata-vento, que teve como temática “Cuidado Infantil”, realizado nos dias 22 e 23 de Abril. A pedagoga e educadora do Centro Marista de Defesa da Infância, Danielle Cacilda dos Santos de Bairro, realizou a formação teórica e também  prática, confeccionando bonecas, piões, teatro de sombras, mochilinhas e balancinhos.

O projeto, que tem como proposta o fortalecimento de vínculos familiares, abordou a importância da afetividade no cuidado para o desenvolvimento infantil. A agente comunitário de saúde, Raimunda Carvalho Moura, afirma que as temáticas abordadas nos seminários contribuem na discussão de outros temas com a comunidade, “mostra outros caminhos para realizar a interação entre a família, abordando temas voltados para os direitos da criança”, afirma.

No dia 24 foi realizado ainda, o 2° encontro do Grupo de Trabalho (GT), onde os articuladores discutiram estratégias para realização de oficinas com as famílias, a serem realizadas pelos multiplicadores participantes do seminário. Para a conselheira tutelar, Heloísa Raimunda da Silva, o Cata-vento traz à tona uma discussão fundamental: o brincar como linguagem da criança para se expressar. “Criar brinquedos é divertido e muito interessante para aproximar os pais dos filhos, e você pode inventar brinquedos com materiais alternativos”, diz.

Foi construído ainda um calendário com ações que promovam o brincar no município em diferentes momentos, a realização dessas atividades será feita em parcerias entre as 10 instituições participantes em conjunto, sendo elas: ONG Mães dos Frutos, APAE, AMOPEN, Associação da Serra, CONSEPI, CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, ALECI e Secretaria Municipal de Educação, com o apoio dos colaboradores do InterCement.

No mês de Maio serão realizadas as oficinas com as famílias, promovidas pelos multiplicadores, com apoio dos articuladores do GT, e ainda, o grupo definiu no calendário, que no dia 23 de Agosto será realizado o Dia da Troca de Brinquedos, como ação do Dia do Bem Fazer. A próxima formação do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar – Cata-vento, será realizada em Junho.