Será verdade que todas as crianças brincam? Em que medida o adulto entende, respeita e promove o brincar da criança? Quanto tempo as crianças têm para brincar? Quais espaços são dedicados ao brincar nas grandes cidades? Podemos garantir o brincar em todos os espaços onde há crianças?
O projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar promove a qualidade da educação ao formar educadores e diferentes agentes do Sistema de Garantia de Direitos de todo o território nacional sobre o fortalecimento do direito ao brincar na infância, em escolas, ONGs, ruas, parques e demais espaços onde as crianças convivem e interagem.
Por meio de caminhos metodológicos, vivências, pesquisas e referências legais, o projeto também amplia e produz coletivamente conhecimento sobre o brincar e as infâncias, aliando a reflexão teórica e a prática de uma formação continuada com enfoque nos direitos humanos de crianças. Ao se aprofundar no cotidiano de meninos e meninas pelos quintais do Brasil afora, resgatam-se culturas e aprendem-se novas formas de brincar, com brinquedos de cada contexto social.


