IMG_7428

No dia 4 de agosto, foi realizada em Ijaci (MG) a apresentação dos resultados parciais e ainda o 4° encontro de Grupo de Trabalho. O Seminário contribuiu para que gestores tivessem conhecimento sobre as ações que vem sendo realizadas pelos participantes do projeto e ainda, instigou que formulassem propostas de articulação entre as áreas para a efetivação e continuidade do projeto no município.

No período da manhã compareceram 13 profissionais, das áreas da saúde, assistência social e educação, entre articuladores do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar – Cata-vento, e gestores. O grupo recebeu ainda uma formação sobre Sistema de Garantia de Direitos, com a psicóloga e colaboradora do Centro Marista de Defesa da Infância, Luane Natalle, reconhecendo a importância do trabalho em rede realizado localmente, a formação teve como objeto o fortalecimento dessa articulação entre as áreas. Para o assistente social Ronivaldo Assis, foi importante ter participado da apresentação do projeto, “gostei muito de saber de todas as ações e da proposta, espero poder participar mais”, afirma.

À tarde, os articuladores do Grupo de Trabalho se reuniram para discutir estratégias de continuidade das ações do projeto após formação. Para isso, foram alinhadas as ações conjuntas apresentadas no Calendário Municipal, que propõe ações em articulação entre as diferentes áreas, promovendo maior interação entre as famílias, crianças e instituições. “O projeto tem me dado um conhecimento muito relevante para a atuação na área da saúde, com isso, tenho tentado passar adiante muitas informações e revendo alguns processos, o que só tem melhorado o diálogo entre instituição e comunidade”, conta a agente comunitária de saúde, Lucélia Aparecida da Silva.

No mês de setembro, o GT sistematizará a campanha de arrecadação de materiais de largo alcance, que servirão para realizar oficinas de confecção de brinquedos, que deverão compor o acervo lúdico da Escola Municipal Maria Luiza da Paixão. Nos dias 14 e 15 de outubro, acontecerá o 4° seminário, que terá como tema “Legislação para a promoção dos direitos infantis”.